Artigos

Nesta página apresento todos os Artigos que vão sendo publicados em ordem cronológica e não em ordem de temas ou seções de exposição. Eu produzo textos que albergam um quadro de quatro (4) pontos essenciais de minha convergência psíquica que exporei à seguir.

Em meus escritos onde investigo cuidadosamente a minha própria realidade e analiso minhas profundezas, investigo cuidadosamente o que devo crer e porquê!

Adotei como fundamento pessoal a regra do “amor próprio” entendendo que a palavra “amor” para mim não significa, de modo algum, qualquer coisa sentimental e sim quatro regras fundamentais: respeito, lealdade, verdade e compromisso. Uma pessoa que tenha estas quatro estruturas em relação ao seu próprio ser é uma pessoa definitivamente imbuída de amor por si própria!

Nesta base de sustentação, então, passo-a-passo, como diz a Escritura Bíblia; “mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. (2ª Coríntios 3:18).

Minhas áreas de confluência psíquica são, pois, as seguintes:

ONTOLOGIA

TEOLOGIA

ÉTICA

MISSIOLOGIA

Cada uma destas áreas fundamenta minha visão psíquica e dá azo a um conjunto de quatro “subcampos” em cada uma delas, no sentido de processar caminhos de investigação que estão na construção de minha permanente busca por cumprir minha missão de pregar/ensinar/curar/beneficência pessoal; tais subcampos são:

1. Ontologia.

1.1. Maiêutica/Noética

1.2. Filosofia (Realista)

1.3. Medicina Natural

1.4. Direito

2. Teologia.

2.1. Teologia Sistemática

2.2. História (Incursões sobre Arqueologia e Civilização)

2.3. Teologia da Espiritualidade

2.4. Sociologia

3. Ética.

3.1. Pedagogia (Educação, especialmente ‘ensino superior’)

3.2. Economia

3.3. Psicoterapia (Incursões no campo do Coaching e Psicologia Positiva)

3.4. Liberalismo

4. Missiologia.

4.1. Comunicação (Oratória e Hermenêutica)

4.2. Administração (Incursões em Tecnologias e Marketing)

4.3. Profilaxia

4.4. Política

Em cada uma destas vinte áreas (campos principais e os subcampos) eu tenho reunido abordagens, visões e percepções de 16 Mestres que apontam entendimentos e ensinos. Isto abre um painel de 320 pensadores que estão entre cientistas, teólogos, pesquisadores, literatos, etc. – este esforço biodinâmico permanente, me permite manter acesa uma luz mental permanente, comprometida com a permanente construção de uma visão que me permita mancar posição comigo mesmo com base em identidade, coerência, transparência e atitude.

Por fim, em meu acervo particular, físico, que está em Gabinete Particular, tenho 37 anos de anotações (comecei aos 13 anos) e, este material está em pastas diversas, acumuladas em pilhas de papéis. Verifiquei tudo durante o período do Carnaval de 2019, e tenho aqui, num grande bolo o total de 673 documentos que produzi, reunindo algo em torno de umas 8 mil páginas de sínteses (minha principal atividade como escritor) e, vou começar a jornada de colocá-las em postagens neste espaço virtual, ao mesmo tempo que elas se tornarão arquivos em PDF que ficarão como um legado de minha história nesta vida, como líder de Naturologia Clínica e Teólogo, como Professor e Escritor.

Em cada foto abaixo, clicando, abre-se a página correspondente!